• AGÊNCIA OX

Principais Gatilhos do Copywriting




O Copywriting é uma das habilidades mais buscadas quando o assunto é marketing, uma vez que trata de falar o que é necessário, mas de forma objetiva e clara, buscando prender a atenção do leitor.


Essa técnica de escrita baseia-se na persuasão da leitura do texto. Esse formato textual necessita de muita atenção em relação à ortografia e não denso, mas sim leve quanto ao ritmo de leitura e a quantidade de informação disponível.


Mas existem alguns gatilhos que fazem alcançar mais o público.


1 – Reciprocidade

O princípio da reciprocidade diz que o consumidor se sentirá subconscientemente inclinado a dizer “sim” para quem previamente lhe deu algum “presente”, benefício ou favor.


3 – “Liking”

É difícil traduzir fielmente o “liking”, mas se eu fosse fazê-lo, certamente usaria o termo “empatia”. O gatilho de “liking” consiste basicamente em criar identificação e afinidade entre sua marca e seus potenciais consumidores.

Mas existem outras formas mais viáveis de se explorar o “liking”, como por exemplo alinhar a marca com atributos valorizados pelo público-alvo.


4 – Autoridade

Sob a ótica do marketing, este gatilho vale ouro e deve ser utilizado sempre que possível. Veja exemplos de como você pode aumentar suas vendas aplicando este princípio:

● Mostre nas suas páginas prêmios obtidos pela sua marca ou produto e também menções na mídia;

● Liste seus maiores e mais famosos clientes;

● Utilize citações de profissionais reconhecidos no segmento chancelando sua marca ou produto;


5 – Prova social

As pessoas têm claramente a tendência de “olhar ao redor” entre seus pares em busca de referências sobre como devem agir. Isto reflete a necessidade humana de pertencimento, de fazer parte de um todo, o que nos faz sentir mais confortáveis nas nossas decisões.


6 – Escassez

O gatilho da Escassez desperta no usuário o senso de urgência, que é uma das formas mais eficientes de desencadear o processo de compra.

Sempre que possível, desde que a afirmação seja verdadeira, deixe claro que o cliente pode perder a oportunidade de obter o produto ou serviço por haver pouca disponibilidade ou curto espaço de tempo para adquiri-lo.


Fonte: https://www.supersonic.ag/blog/o-que-e-copywriting/