• AGÊNCIA OX

O que você não sabia sobre tráfego orgânico:



Por definição, tráfego é todo o volume de acessos que um canal online recebe. Seja por meios pagos ou de forma espontânea. Ele é constituído por pessoas que chegam até o seu site, redes sociais ou até mesmo aplicativo, após demonstrar interesse nas soluções que a sua empresa oferece.

O tráfego orgânico é a conquista de novos usuários sem a necessidade de custos diretos, por uma estratégia de Inbound Marketing.

Com a estratégia correta, ele pode trazer diversos benefícios:

Relevância

Importantíssimo no marketing digital, o tráfego orgânico é um grande passo para a sua empresa reduzir custos e ainda ganhar visibilidade no meio online.

Ao aplicar adequadamente as técnicas de SEO, a sua marca passa a ter mais credibilidade, estando sempre em evidência nas buscas que os usuários realizam diariamente.

Atualmente, cerca de 34% dos cliques orgânicos vão para os resultados que estão na primeira posição nos buscadores, e menos de 10% das pessoas chegam até a segunda página.

Só para ter uma ideia, mais de 3,5 bilhões de buscas são feitas diariamente em todo o mundo somente no Google, ou seja, certamente, é possível conquistar novos clientes ao investir em marketing digital. Já pensou em ser o primeiro resultado nos buscadores para um termo relevante para o seu negócio? Incrível, não é mesmo?

Relacionamento

Construir um relacionamento próximo e duradouro é um atributo muito buscado pelos consumidores atuais com relação às marcas. Mais do que consumir um produto ou serviço, os clientes querem se sentir especiais, fazer parte de uma experiência e ter a atenção que merece.

Para chegar nessa relação, acompanhar sua audiência por toda a jornada de compra é fundamental, e dessa forma o tráfego orgânico se torna o protagonista da história.

Pensando no funil de vendas, o público que ainda não conhece sua marca precisa construir uma relação de confiança, e o consumo de informações relevantes é uma etapa importante.

Ao se posicionar na mente desse visitante como uma autoridade e que entende suas dores, as chances de obter mais informações sobre ele e, consequentemente, fechar uma venda, são maiores.

Mas não pense que o relacionamento para por aí. Tão importante quanto o caminho até a efetivação da venda é a etapa pós-venda, onde sua estratégia passa a ter um novo objetivo: encantar o cliente.

Escalabilidade

Quanto mais visitantes seu site receber por meio do tráfego orgânico, melhor. Isso não só pela quantidade de novos acessos e maiores chances de captar leads e fechar vendas, mas pela relevância que seu site passa para o algoritmo dos buscadores.

Ao contrário de um anúncio pago, o qual a veiculação só acontece enquanto houver investimento, as páginas que recebem um bom volume de visitas orgânicas ganham cada vez mais recursos que garantem sua visibilidade nos buscadores.

Um exemplo é a conhecida Posição Zero, onde a página é exibida acima dos resultados, recursos de FAQ ou até mesmo indexação de imagens que correspondam ao tópico pesquisado.

Custo x Benefício

Como citamos acima, quando um anúncio pago deixa de receber investimentos a sua veiculação é suspensa imediatamente. Os resultados orgânicos, por sua vez, são exibidos enquanto seu conteúdo for tido como relevante.

Em outras palavras, seu lucro sobre as vendas é maior. O que gera resultado hoje pode gerar o mesmo resultado, ou até mesmo mais, ao longo dos anos.

Isso não significa que o esforço seja menor. Para garantir tal sucesso, suas estratégias orgânicas precisam estar sempre atualizadas e alinhadas com as necessidades da sua persona.

Audiência qualificada

Outro aspecto importante é a geração de leads qualificados, ou seja, pessoas que estão realmente interessadas em seus produtos ou serviços.

Ao se envolverem com um conteúdo, elas vão buscar mais informações, podendo assinar uma newsletter ou até mesmo comprar em seu e-commerce.

O melhor de tudo isso é que todo o processo acontece de maneira natural, sem a necessidade de investimentos em publicidade. O tráfego orgânico possibilita, ainda, novas conversões em seu site, como pedidos de orçamento ou vendas.

No entanto, os resultados necessitam de um trabalho constante e elaborado por profissionais da área, que estarão focados nas conquistas preestabelecidas. Por isso, uma agência especializada pode ser a solução para colocar sua empresa na vanguarda do meio digital, desbancando a concorrência.