• AGÊNCIA OX

O que é Geomarketing, porque é importante, como fazer e exemplos


Você talvez não domine o conceito de geomarketing, mas certamente sabe do que se trata ou, no mínimo, já foi alvo de suas ações.


Estamos falando de uma das mais atuais estratégias para marcas levarem a sua mensagem de modo certeiro ao público.Atual, moderna e repaginada.


A resposta à pergunta “o que é geomarketing” mudou graças à tecnologia, em especial com a popularização dos smartphones e do maior acesso à internet a partir dos dispositivos móveis.

Como veremos neste artigo, você, enquanto consumidor, está sendo permanentemente vigiado a partir de suas ações online para qualificar campanhas de geomarketing.


E se é alvo delas, por que não usá-las a seu favor?


É sobre isso que iremos falar a partir de agora, detalhando a aplicação do conceito em empresas e como fazer geomarketing de maneira bem-sucedida.

Vamos lá?


O que é geomarketing?

Geomarketing é uma técnica avançada de marketing que privilegia a localização do público para a definição de estratégias.


Seja para divulgação, para reforço de reputação, para vendas ou outro objetivo qualquer, todas as ações partem desse aspecto.


Se você está por dentro do conceito dos 4Ps do marketing, desenvolvido pelo guru Philip Kotler, deve imaginar que a abordagem se restringe ao P de praça, que é justamente aquele que leva em conta os aspectos geográficos da audiência.


Mas não se engane, pois o geomarketing é mais do que isso, contemplando o famoso conceito integralmente.


Que tipo de produto oferecer?

A que preço?


E de que forma promovê-lo?

As respostas a todas essas questões, tão importantes na definição de uma estratégia de marketing, se favorecem das informações coletadas por ferramentas tecnológicas.


A partir da análise de dados geográficos, o que dá origem ao seu nome, o geomarketing contribui para identificar tendências de mercado, monitorar a concorrência e, assim, tomar decisões mais assertivas sobre as campanhas.

Conceito

O conceito de geomarketing teve origem no meio offline, com ações de outbound marketing.

Inicialmente, se baseava no estudo de uma determinada região e de seu público para definir pela instalação de uma empresa ou loja.


Considerava, portanto, as preferências de uma localidade específica para entregar a ela uma solução que despertasse seu interesse, da forma que mais agradasse e por um preço que contemplasse as suas características econômicas.

A partir daí, as ações de marketing se tornavam mais claras, chegando até o público pelos canais mais utilizados.


Tudo isso mudou com o avanço da internet e dos smartphones, especialmente.

Quando você abre a janela de um navegador, por exemplo, talvez já tenha notado a solicitação para identificar a sua localização.


Esse é um ajuste que você autoriza automaticamente em diversos aplicativos no momento em que realiza o download.


Ou seja, não há como se esconder, nem mesmo ao realizar uma simples busca no Google.

Tanto é assim que o próprio buscador identifica onde você está para otimizar os resultados mais condizentes com a sua pesquisa.


Um exemplo prático é quando você está em São Paulo e procura por pizzarias. Ainda que não digite o nome da cidade, o buscador retornará com opções localizadas nela – inclusive, informando a sua distância de cada uma delas.

Como? Ele sabe onde você está.

Isso é geomarketing.

 

Matéria Retirada do Site: klickpages.com.br

LINKS
SOBRE

ox@agenciaox.com.br

Tel: (61) 98199-2221 / 98402-6135

SCES, Trecho 2, Lt 32 - Shopping Pier 21 (Eixo Coworking)

REDES SOCIAIS
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram

© 2020 por Agência OX - Todos os direitos reservados