• AGÊNCIA OX

Moodboard, o que é?



Moodboard. Um termo em inglês, mas de simples compreensão, o moodboard é uma forma que vem sido bastante utilizada para idealizar e desenvolver conceitos que serão aplicados em determinada marca.


O moodboard é uma ferramenta ideal para organizar todas as ideias que serão aplicadas, aliando-se à criatividade para concretizar um projeto.


O que é um moodboard?


Traduzido do inglês para “painel do humor”, o moodboard é bem semelhante ao brainstorm, mas de maneira visual, uma vez que busca através de um conjunto de elementos visuais, como ilustrações, paletas de cores e fotos, transpor para o projeto todo o conceito que norteia a marca a ser trabalhada.


O moodboard tem como principal objetivo facilitar a visualização do conceito imagético da empresa, identificando, assim, a forma como a campanha tem que seguir

.

Como posso criar o meu “painel do humor”?


O Moodboard pode existir através de diversas plataformas, desde o Photoshop, com a união entre imagens, ou em redes sociais como o Canva e o Pinterest, ou até mesmo manualmente, como o uso de colagens.


Para montar o “painel do humor”, é necessário compreender entender a necessidade da empresa e do seu público-alvo, pois só assim poderá escolher as artes que irão melhor se adequar ao conceito pensado na fase do design da marca.


É fácil entender porque essa ferramenta tem sido bastante utilizada nos âmbitos do design e da publicidade, porque promove uma imersão no projeto a ser feito e uma aproximação do entendimento do que o cliente pede.