Marketing Digital: o que realmente é hoje e por que é a chave para o crescimento das empresas

Não basta desenvolver sites ou gerenciar canais sociais.O verdadeiro significado do marketing digital está no uso conjunto de todas as ferramentas on-line disponíveis, na abordagem omnichannel, nas novas tecnologias e na análise dos dados dos clientes.A transformação digital é acima de tudo organizacional: é assim que o Click pode orientar a empresa para o cliente e obter resultados bem-sucedidos.


Ainda hoje, para muitos gerentes e empreendedores de marketing, marketing digital ou marketing na Web, significa simplesmente gerenciar o site da empresa ou a página do Facebook. É uma visão simplista e desatualizada.


Sem necessariamente adquirir as tecnologias mais sofisticadas disponíveis no mercado, toda empresa pode obter muitas vantagens doMarketing Digital, o que é realmente essencial para o crescimento, porque os caminhos de compra (jornadas do cliente)estão agora amplamente na Internet, e isso isso acontece em todos os mercados, consumidores ouB2B (business-to-business).


O marketing se tornou um elemento fundamental para a transformação digital, a principal ferramenta para aumentar as vendas online e também na loja, além de aumentar o conhecimento da marca. É importante esclarecer o que é.

O que é Marketing Digital e por que é importante


mundo acadêmico e entre profissionais, o marketing digital é chamado de várias maneiras: marketing na Internet, e-marketing, marketing na web, marketing moderno. Dave Chaffey, autor do livro “Marketing Digital: Estratégia, Implementação e Prática” e outros best-sellers sobre o assunto, fornece esta definição simples: ”O Marketing Digital permite alcançar objetivos de marketing através do uso de tecnologias e mídia digital“.


Como fazer isso concretamente? Temos de gerir presença on-line da empresa através de vários canais on-line ousites, aplicativos móveis e mídia social,e uso de técnicas de comunicação online, tais como motores de busca,social media marketing,apublicidade digital(ou publicidade on-line, publicidade na Internet), email marketinge parcerias com outros sites.


O objetivo é conquistar novos clientes e prestar melhores serviços aos atuais, expandindo e fortalecendo relacionamentos, por meio doCRM (gerenciamento de relacionamento com clientes)eautomação de marketing. No entanto, para o sucesso do marketing digital, é necessário integrar essas atividades on-line às realizadas em mídias mais tradicionais, como mídia impressa, TV, mala direta, na perspectiva da comunicação multicanal.


O marketing digital tem a vantagem de permitir a medição de cada atividade. Ao criar um plano de marketing, no entanto, é necessário estabelecer o que é útil medir, sem se perder no mar de dados, e implementar ações de melhoria, monitorando constantemente os resultados alcançados.

Os 5 pilares para fazer Marketing Digital


Por fim, o marketing digital consiste em criar relacionamentos efetivos entre consumidores e empresas, não apenas para alcançá-los e convencê-los, mas também para ouvi-los e aprender com eles, respondendo a comentários e solicitações. Isso ocorre através de diferentes métodos, que podem ser resumidos em 5 elementos principais:


dispositivo digital.Para interagir, os usuários usam smartphones, tablets, PCs, TVs, para acessar sites e aplicativos


plataforma digital.A maioria das interações ocorre por meio de um navegador ou aplicativo que pode ser acessado nas plataformas e serviços mais conhecidos: Facebook e Instagram, Google e Youtube, Twitter e Linkedin.


Mídia digital.Você pode usar diferentes canais, corporativos ou pagos, para alcançar e envolver os clientes, com publicidade, e-mails e mensagens, mecanismos de pesquisa e redes sociais.


Dados Digitais.A coleta e análise de dados é fundamental e complexa, também devido à necessidade de cumprir os regulamentos de proteção de dados e, em particular, oRGPD queentrou em vigor na Europa este ano. Para esta atividade crucial, as tecnologias para DMP (Data Management Platform) são cada vez mais usadas.


Tecnologia digital. O último e fundamental elemento é o das tecnologias de marketing ( martech ) que facilitam a criação de experiências interativas de sites e aplicativos e ajudam a segmentar o público, criar campanhas direcionadas e aumentar as taxas de conversão. (Leia o guia para escolher o software de marketing aqui).

Os objetivos do Marketing Digital:experiência do clienteeCRM


Como você pode ver, é uma abordagem de 360 ​​graus, que tem como objetivo a melhoria da experiência do cliente e o desenvolvimento de relacionamentos em um contexto multicanal, indo além da mera promoção de produtos e serviços.


Antes de iniciar uma estratégia, é importante realizar uma análise do contexto de referência e das tendências do mercado, usandoferramentas de inteligência de marketing.

Nesse contexto, o papel das plataformas tecnológicas (tecnologias de marketing ou tecnologiasmartech) é muito importante, mas a abordagem organizacional é ainda mais importante. 


É necessário quebrar os silos que dividem o marketing tradicional do digital, gerenciar canais on-line como suporte para todo o ciclo de vendas, da pré-venda ao suporte ao cliente, trabalhando juntos para um objetivo comum.


Naturalmente, são necessárias novas habilidades: muitas empresas estão enfrentando essa etapa com importantes projetos de gerenciamento de mudanças, com o objetivo decriar uma mentalidade digital nas pessoasque representa um novo húmus no qual enxertar o marketing moderno.


Matéria retirada do site: clickbahia.com.br


  • LinkedIn Agência OX
  • Instagram Agência OX
  • Facebook Agência OX

SCES, Trecho 2, Lt 32 - Shopping Pier 21 (Eixo Coworking)
(61) 98199-2221 / 98402-6135

ox@agenciaox.com.br 

© 2019 por Agência OX - Todos os direitos reservados