Marketing de Experiência: o que é e como sua empresa pode investir

É muito provável que você já percebeu que a forma como marcas e pessoas interagem mudou drasticamente ao longo dos anos. Cada vez mais esse relacionamento se torna direto, rápido e reflete nas decisões futuras de compra da sua audiência. Todas essas interações podem ser consideradas experiências, e elas influenciam na opinião de cada um […]

Cada vez mais esse relacionamento se torna direto, rápido e reflete nas decisões futuras de compra da sua audiência. Todas essas interações podem ser consideradas experiências, e elas influenciam na opinião de cada um de nós seja no momento da compra ou ao indicar um produto para um amigo. E isso acontece porque nossas opiniões são formadas por experiências!


Entendeu aonde queremos chegar?


O marketing de experiência também conhecido como marketing sensorial é uma tática que procura trabalhar a relevância de um negócio para seus clientes, através da percepção de todo o processo de compra, interações e experiências que uma pessoa tem com uma empresa. Esse é o segredo de todas aquelas lojas que você entra e nunca quer sair e das empresas que você faz questão de ser cliente. E também daquelas que você não quer voltar nunca mais.


O que é marketing de experiência?


Basicamente, marketing de experiência é utilizar a emoção dos clientes para conquistar, engajar e fidelizá-los. O processo de compra cria estímulos, e esses estímulos geram respostas emocionais que ficam atreladas à experiência de compra.

Com o passar do tempo, as marcas entenderam que um produto ou serviço de qualidade não é o suficiente para fidelizar clientes.


Era preciso encontrar quais ações resultavam em experiências positivas e clientes satisfeitos.Grande parte dessa procura vem da ideia de client-share. Client-share é uma ideia onde o seu negócio analisa cada comprador individualmente para tentar entender qual o percentual de relevância esse cliente dá para um produto ou serviço. A persona do seu negócio é um bom indicador de como começar.


Com certeza você já entende as preferências que ela tem, quais conteúdos deseja consumir e quais são suas principais dúvidas. Logo, o próximo passo é entender como a persona toma a decisão de compra e quais ações fazem com que ela escolha a sua empresa e se torne um cliente fidelizado. Esse é o primeiro passo para uma boa estratégia de marketing de experiência.


Como as pessoas percebem experiências


As experiências podem ser percebidas de diversas formas.

Nem sempre você vai ter passar pelo mesmo processo para comprar coisas diferentes.

Você pode precisar de mais suporte na hora de contratar um software do que ao comprar um par de tênis de corrida.


A percepção das experiências pode ser totalmente nova e positiva (em uma primeira interação com a marca), pode ser reforçada por uma ação interessante (caso a pessoa já conheça a empresa) ou pode ser nega


tiva, principalmente se for uma marca que já possui reputação duvidosa.


Os tipos de experiência podem ser separados em 5 grupos: sentidos, sentimento, pensamento, ação e identificação.Vamos ver mais sobre cada um deles?



Sentidos


É possível construir experiências positivas a partir dos cinco sentidos básicos do corpo humano.

Você se lembra daquela loja com um cheiro muito bem?

Ou de outra que tem uma excelente degustação para parceiros que estão aguardando às compras de seus cônjuges?

Experiências positivas podem ser percebidas, cheiradas, ouvidas ou provadas!


Sentimento


Experiência é uma percepção, e essa percepção é responsável pelo sentimento que pessoas têm sobre marcas. Pode ser um sentimento de decepção ou de total apoio. Só depende da sua própria empresa!


Pensamento


Esse é um tipo de experiência muito importante e também muito vanguardista.

É a ideia de quebrar paradigmas, inovar, sair do padrão. A United Colors of Benetton é muito conhecida por isso, com campanhas de publicidade que abordam raças, cores, credos e sexualidades, o que reflete o seu público e seus consumidores fiéis.


Ação


Provavelmente é a forma de experiência que você vai encontrar com mais frequência por aí.

Ações promocionais, ações online e marketing de guerrilha são algumas das táticas utilizadas para criar experiências inesquecíveis.


Identificação


Socialmente, nós passamos por um momento de grande transição.Cada vez mais pessoas procuram consumir produtos de marcas que compartilham os mesmos valores que a sua audiência e apoiam as mesmas causas.Essa identificação é um forte indicativo de fidelidade.

Matéria retirada do site:rockcontent.com



  • LinkedIn Agência OX
  • Instagram Agência OX
  • Facebook Agência OX

SCES, Trecho 2, Lt 32 - Shopping Pier 21 (Eixo Coworking)
(61) 98199-2221 / 98402-6135

ox@agenciaox.com.br 

© 2019 por Agência OX - Todos os direitos reservados