• AGÊNCIA OX

Métricas e a sua importância



Grandes conhecidas de quem trabalha com mídias sociais, as métricas nada mais são que as informações para compreender e acompanhar os resultados da sua presença na internet, servindo como uma maneira de saber se o planejamento proposto está seguindo de acordo com as expectativas ou se está dando errado.


Mas quais são as métricas que devem ser analisadas?

De acordo com o portal MLabs, as principais métricas a serem analisadas são:


Alcance nas redes sociais

O alcance nas redes sociais informa quantas pessoas foram impactadas pelo seu perfil como um todo ou pelas suas publicações avulsas.


É essencial acompanhar essa métrica para saber se a sua marca está sendo conhecida por mais pessoas, que podem se tornar seguidores ou até clientes.

Mas olha, alcance é diferente de impressões — que também é uma métrica de marketing digital bastante usada em social media.


Enquanto o alcance informa o número de contas únicas alcançadas, as impressões mostram quantas vezes o post foi exibido, mesmo que uma mesma pessoa tenha recebido mais de uma vez. Portanto, as impressões tendem sempre a ter um número maior que o alcance.


Engajamento

O engajamento é um dos objetivos mais perseguidos pelas marcas nas redes sociais. Essa métrica do marketing digital se refere ao número de interações dos usuários com o perfil da marca ou com cada publicação.


Todas querem uma taxa de engajamento alta! A taxa de engajamento divide o número absoluto de interações pelo alcance do perfil ou das publicações.


Em cada rede social, o cálculo do engajamento considera diferentes ações dos usuários. No Facebook, por exemplo, essa métrica considera as reações, comentários, compartilhamentos e cliques.


Já o Instagram engloba curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos no feed; respostas e compartilhamentos nos stories; curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos no IGTV.


Para aumentar o engajamento nas redes sociais, é preciso trabalhar cada plataforma com seus diferentes formatos, mas com uma estratégia consistente entre todas elas.


Crescimento do perfil

Olhar o número de seguidores não diz muita coisa. Afinal, com a redução gradual do alcance orgânico das redes sociais nos últimos anos, ter uma grande base de seguidores não significa que eles estejam recebendo o que você publica.


Por isso, mais importante é monitorar o crescimento do número de seguidores, que ajuda a identificar se você está criando conteúdos que despertam interesse.


Se você percebe que houve uma queda ou um crescimento expressivo, vale a pena analisar de perto o que aconteceu nesse período e, então, ajustar a estratégia.


Tráfego das redes sociais

O tráfego das redes sociais mostra quantos visitantes do seu site estão vindo do Facebook, Instagram, Pinterest, Twitter ou LinkedIn. Você pode monitorar esse dado no Google Analytics, que mostra as fontes do tráfego do seu site como um todo ou página por página.


Acompanhar essa métrica é uma forma de entender se os seus seguidores estão indo além das redes sociais e visitando o seu site.


Talvez eles queiram saber mais sobre a empresa, buscar informações sobre os produtos ou ler artigos do blog, por exemplo. Qualquer uma dessas ações é um bom sinal de que eles querem se envolver mais com a marca.


Menções à marca

Será que as pessoas estão comentando sobre a sua marca nas redes sociais? Sobre o que elas conversam? Estão falando bem ou mal? As menções à marca, aos seus produtos ou às suas campanhas podem mostrar isso.


O monitoramento de redes sociais informa o volume de citações e os sentimentos associados às publicações dos usuários. Assim você pode saber se a sua marca está na boca do povo e se está motivando conversas positivas nas redes sociais.


Taxa de conversão nas redes sociais

A taxa de conversão que apresentamos antes também pode ser aplicada nas redes sociais. Você deve definir o que é conversão para a sua marca, de acordo com seus objetivos, como:

  • clicar em um link no post;

  • deslizar para cima nos stories (para acessar um link);

  • assistir a um vídeo até o final;

  • enviar uma mensagem direta à marca;

  • cadastrar-se em um formulário.

Então, se você dividir o número absoluto dessas métricas pela audiência que visualizou a publicação (conversões / alcance), terá a taxa de conversão.


Assim como o tráfego das redes sociais, você também pode medir quantas conversões do seu site vieram de lá. Então, você sabe como elas contribuem para gerar mais leads ou vendas.

Se você instalar o pixel de conversão das redes sociais, os relatórios das plataformas trazem essa informação para você.


Quer saber mais sobre como otimizar os seus resultados? Entre em contato com a gente!


FONTE: https://www.mlabs.com.br/blog/metricas-de-marketing-digital/