• AGÊNCIA OX

Estratégias de marketing digital: 10 práticas para aumentar suas vendas


Uma das coisas interessantes para quem trabalha em uma empresa com uma presença online são as múltiplas estratégias de marketing digital disponíveis. E essa variedade não aparece apenas nas técnicas em si, como SEO e Inbound Marketing, mas também nas ferramentas, como as redes sociais, blogs e e-mail.

A impressão é que com o marketing digital o céu é o limite para as empresas, mas nem sempre qualquer tipo de estratégia pode ser inteligente para o seu segmento. Quando o assunto é incrementar as vendas, é preciso se atentar para outras táticas mais apropriadas. Além de estudar quais apresentam maior aderência à realidade do seu negócio.

Muitas vezes a sua empresa está investindo dinheiro e tempo com estratégias de marketing digital sem sucesso. Ou mesmo cometendo alguns erros no processo. Por outro lado é bastante comum de empresas, por falta de pesquisa, não testarem outras práticas de sucesso, o que pode ser tão pior quanto.

É exatamente sobre estratégias de marketing digital que falaremos neste artigo. Continue a leitura e aprenda sobre as principais práticas e atividades que a sua empresa pode implementar online. De modo a aumentar a quantidade e a qualidade das suas vendas. Confira!

1. Inbound Marketing Cada vez mais fica difícil falar sobre estratégias de marketing digital e não pensar em inbound marketing. Isso porque essa metodologia também conhecida como marketing de atração vem ganhando bastante destaque devido aos resultados gerados em várias empresas de diferentes segmentos. O sucesso do inbound marketing está no fato de que nessa estratégia o cliente é sempre priorizado. O objetivo é conquistar a atenção das pessoas e construir um relacionamento com ele através da produção de conteúdo. Assim, por meio dessa troca de valores criam-se conexões e no final quem procura a empresa é o próprio lead. O inbound é composto por 5 etapas que seguem uma lógica clara para atrair o lead, converter, criar relacionamento, vender e por fim analisar tudo o que foi construído. Um processo que vem convencendo empresas no mundo todo, tanto é que segundo pesquisas da Hubspot, 75% das empresas B2B, B2C e ONGs adotam o Inbound Marketing como abordagem de marketing. Para entender melhor suas estratégias e como ela pode ser aplicada a realidade da sua empresa, confira nosso material Inbound Marketing: Atraia mais leads e impulsione suas vendas

2. Marketing de Conteúdo Sendo um dos principais pilares do inbound, o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais utilizadas pelas empresas. Só em 2016 70% das empresas brasileiras já utilizavam marketing de conteúdo em suas ações, Isso porque, em média, a utilização essa estratégia pode aumentar em 4x o números de visitas e 5x mais leads para seus negócios. A estratégia consiste em investir em conteúdos para educar e ajudar o público-alvo, ao passo que cria-se uma relação de confiança e autoridade que o encaminha até o momento de compra. O conteúdo contem então informações necessárias ao possível cliente, de modo a sanar suas dúvidas, necessidades, entretendo e criando valor com o leitor. Tendo ligação direta com seu negócio, produto e ou serviço. A popularidade desse tipo de estratégia também está relacionada ao contexto atual, que acarretou em fortes mudanças no mercado consumidores. Hoje a probabilidade de uma pessoa consumir um produto de uma empresa que já ofereceu algum conteúdo útil é consideravelmente maior.

3. SEO O SEO significa Search Engine Optimization e corresponde a técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. Ele está diretamente ligado tanto às estratégias de marketing de conteúdo quanto tantas outras do marketing digital. Afinal, é preciso estar bem rankeado e presente nas primeiras posições do Google para atingir crescimento online e bons resultados. Em resumo, qualquer que seja os objetivos do seu marketing digital, boas práticas de SEO aparecerão com prioridade.

4. Redes Sociais Redes sociais são canais online ideais para o trabalho de marketing digital das empresas. Além de conseguir atingir seu público de forma assertiva e segmentadas, elas apresentam possibilidade de interações mais criativas menos formais. Falamos como os hábitos de consumo sofreram mudanças com a s tecnologias, e isso reflete diretamente no modo das marcas se comunicarem com o público. Agora a conversa acontece de ambos os lados e com as redes sociais sua empresa consegue abrir espaço para o diálogo. Além disso, por meio das mídias sociais sua empresa consegue fortalecer marca, impulsionar o alcance de publicações e tráfego, gerar leads, desenvolver relacionamento e ainda abrir canais diretos de venda.

5. Site e Blog Uma das primeiras estratégias de marketing digital para bons resultados online é a criação e desenvolvimento de sites e blogs corporativos. Afinal, sua empresa precisa focar na construção de um eficiente canal principal, que seja bem posicionado e transmita, sem nenhum ruído, os benefícios dos seus serviços. Além disso, o site e blog da sua empresa precisa estar alinhado às suas demais estratégias online. Isso quer dizer principalmente que ele tenha foco em conversões, de modo a captar os contatos dos visitantes interessados .

6. Produção de vídeos Os números atuais e projetados para o consumo de vídeos são impressionantes. No YouTube, são mais de 1 bilhão de usuários e, segundo a Cisco, até 2020, os vídeos representarão 87% do tráfego da internet global. Esses dados reforçam a importância de usar os vídeos em suas estratégias de marketing digital. Você pode, por exemplo, criar um canal para a sua empresa no YouTube para divulgar seus conteúdos, produzir webinars para os seus leads ou realizar videoconferências pelo Periscope ou pelo Skype para fechar novos negócios. É um meio dinâmico não só para o consumo, mas também para a aplicação em diferentes etapas do funil de vendas.

7. Busca de tendências Você sabe como identificar os assuntos mais comentados nas redes sociais e buscadores? Talvez, venha a sua mente procurar pelos portais de notícias ou olhar os Trending Topics do Twitter. Não deixam de ser boas pesquisas, mas o ideal mesmo é contar com ferramentas que podem agilizar esse processo. É o caso, por exemplo, do Google Trends e do Buzzsumo. A primeira mostra os assuntos mais buscados no Google em um período escolhido pelo usuário, podendo ser filtrado por categorias e palavras-chave. Os resultados podem ser divididos por temas, países e regiões. Já a segunda executa uma função parecida. A diferença é que o Buzzsumo mostra os resultados das principais redes sociais.

8. Links patrocinados O investimento em plataformas de anúncios é uma das estratégias que geram retornos mais rápidos. Assim que as campanhas são ativadas, com a compra de palavras-chave ou de tráfego, elas já entram no ar e o público-alvo escolhido passa a ser impactado pelas peças. Não só a agilidade superior às técnicas orgânicas de ganho de leads e clientes, mas também o controle sobre o orçamento, os filtros de segmentação e os relatórios de análise são outras vantagens dessas ferramentas. As mais usadas são o Google AdWords, Facebook Ads e Instagram Ads. Só essas duas primeiras plataformas são capazes de inserir seus possíveis anúncios nos 3 sites mais acessados do Brasil: Google, YouTube e Facebook. Além de anunciar em 3 das 4 redes sociais mais utilizadas no país. É mais alcance, investimento acertado (só veem seus anúncios quem você quer e/ou precisa da oferta) e vendas em menos tempo.

9. Remarketing O remarketing (ou retargeting) é uma técnica de publicidade online focada em ações para usuários que já tiveram algum contato com a marca. Ou seja, campanhas voltadas a antigos usuários que já visualizaram seu site ou alguma página de produtos, por exemplo. Esse tipo de campanha é fornecido por plataformas como Google Ads, Facebook Ads, Instagram e Linkedin Ads. E o objetivo principal é atrair novamente o interesse do visitante de modo a levá-lo de volta ao site para finalizar aquela compra.

10. CRO Essa significa Conversion Rate Optimization e seu conceito engloba um conjunto de técnicas usadas para melhorar suas taxas de conversão, especialmente vendas. Para colocá-las em prática, é bom ter um conhecimento sobre as ferramentas de análise, como o Google Analytics, para monitorar as métricas de desempenho; sobre os testes A/B, para fazer as experimentações; e sobre o seu público-alvo, para direcionar com mais eficiência sua comunicação.

É importante testar todos os itens que podem aperfeiçoar suas conversões, como os CTAs, títulos de conteúdo, landing pages etc. Logo após, deve-se analisar, ver os melhores formatos, documentar os resultados e otimizar com mais testes. Enfim, é um processo cíclico. As estratégias listadas estão presentes em diferentes pontos na captação de novos clientes. A busca de tendências atua na prospecção junto com os vídeos e os links patrocinados. Esses dois últimos também podem ser usados, de acordo com o seu critério, nas etapas de consideração e de fechamento.

Já as técnicas de CRO são voltadas à conversão e à melhora direta das suas vendas. Assim sendo, você tem técnicas que, se combinadas, podem se fazer presentes em toda a jornada do cliente.

Matéria Retirada do Site: surfedigital.io

LINKS
SOBRE

ox@agenciaox.com.br

Tel: (61) 98199-2221 / 98402-6135

SCES, Trecho 2, Lt 32 - Shopping Pier 21 (Eixo Coworking)

REDES SOCIAIS
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram

© 2020 por Agência OX - Todos os direitos reservados