• AGÊNCIA OX

DICAS PARA MELHORAR O ALCANCE DO INSTAGRAM



Não existe fórmula mágica, horário perfeito ou formato certeiro. A única certeza que temos ao trabalhar com redes sociais é que o interesse do público muda, a ferramenta muda e se adaptar a todas estas turbulências é fundamental. Para ter uma estratégia duradoura de bons resultados no Instagram, fique de olho nestas dicas:

1. ESTRATÉGIA ACIMA DE TUDO O que sustenta qualquer trabalho de Marketing, seja ele on ou off-line, é a estratégia. O algoritmo pode mudar e até mesmo a rede social, mas sempre tenha em mente quem é o seu público, a sua marca, a sua voz e aonde você quer chegar. As ferramentas disponibilizadas pelo Instagram devem refletir isso, e não o contrário. Estude quais conteúdos são mais adequados a cada formato e os utilize ao seu favor.

2. HUMANIZE SUA MARCA Pessoas não gostam de se relacionar com marcas, elas gostam de se relacionar com pessoas. Por isso, humanize a forma com que você fala com o seu público. Algumas empresas tiveram experiências bem positivas com personagens, por exemplo. Mas isso, claro, tem que ser adequado ao tom de voz da marca e ao público com quem ela conversa. Não adianta pagar de jovem com um público mais conservador pois pode parecer forçado.

3. INCENTIVE A INTERAÇÃO Chame o seu público para a conversa e permaneça nela. Comentários são um indicador bem importante na hora do algoritmo determinar a relevância de uma publicação. Aproveite também outras ferramentas de engajamento, como enquetes e quiz nos Stories. Ah! E claro: sempre responda as mensagens do seu público para fazer com que ele se sinta ouvido.

4. ATENÇÃO AOS FORMATOS DE POST Reels são a bola da vez em termos de alcance, mas não é qualquer dancinha que vai dar resultado. Como falamos, pense na sua estratégia, no seu público e no que faz sentido para aquele formato. Apesar do post de feed ter sido deixado um pouco de lado desde o surgimento dos Stories, ele tem feito um retorno significativo com posts de carrossel, que podem ser salvos e lidos depois. A possibilidade de compartilhar posts de feed nos Stories também tem ajudado no retorno deste formato.

5. CRIE CONTEÚDOS RELEVANTES Seja útil para o seu público. A tentação de apenas divulgar produtos é grande, mas isso deve ser apenas uma parte da sua estratégia. Pense: nem todos os seus seguidores estão prontos para a compra, diminuindo a eficiência destes posts, que só são úteis para aqueles leads devidamente nutridos. Para todos os outros no funil de vendas, lembre-se de fazer o trabalho de casa: despertar interesse, fornecer conteúdos úteis e construir a sua autoridade sobre o assunto. Pense menos no que a sua marca quer dizer e mais no que o seu público quer ouvir.

6. SEJA CONSTANTE E CONSISTENTE COM SUAS PUBLICAÇÕES As recomendações do Facebook quanto à frequência de publicações são um tanto megalomaníacas, com direito a posts de feed, stories e reels em um volume muito mais alto do que a maioria das empresas de menor porte conseguiria suportar. Lembre-se: é preferível publicar com constância e consistência, mantendo a qualidade do conteúdo, do que só postar por postar. Trabalhe com um calendário editorial, sabendo quando será postado e qual conteúdo, e tente não furar. O Instagram entende perfis constantemente atualizados como mais importantes para seus usuários. Mas lembre-se: a rede social deve trabalhar por você e não o contrário.

7. UTILIZE HASHTAGS COM SABEDORIA Hashtags podem aumentar a chance de um post ser encontrado quando um usuário efetua uma busca sobre aquele tema. Mas isso não significa que o seu post deva estar repleto delas, porque senão o Instagram considera aquele conteúdo spam. Utilize apenas aquelas que fazem sentido para o seu negócio e que conversem com a sua publicação. Lembre-se de nunca utilizar mais do que dez hashtags.

8. UTILIZE INSTAGRAM BUSINESS E PATROCINE CONTEÚDOS Seria lindo um mundo em que todo post orgânico encontrasse o seu público, mas infelizmente isso não é a realidade. Utilizar o Instagram Business e patrocinar conteúdos estratégicos são uma forma de chegar ao seu público, mesmo que ele ainda não siga a sua marca. Com o uso correto do Gerenciador de Anúncios no Facebook, é possível personalizar quem é este público e visualizar seus resultados.

Dica bônus Jamais compre seguidores no Instagram! Além de ser uma prática proibida pela rede social, que pode causar o cancelamento do perfil, também não é muito eficaz. Como já deu para entender, ter mais seguidores não significa alcançar mais pessoas. No caso de seguidores pagos, menos ainda, já que a maioria dos usuários são perfis falsos, às vezes de outros países, e que irão apenas inflar os números, não representando os seus clientes em potencial.