• AGÊNCIA OX

Consumidor 4.0... Você sabe o que ele quer?

Primeiramente, ele é um consumidor com necessidades como qualquer um. O detalhe é que ele vive a era da tecnologia e informação, com uma velocidade muito superior ao que os consumidores viviam no passado.

Nossas empresas vivem uma necessidade de cenário de abordagens mais segmentada, considerações de público e suas demandas sociais, não adianta mais falar apenas do seu produtos e suas qualidades, tem que fazer sentido ao cliente no momento de vida que ele está. O consumidor atual tem amplo e constante acesso à tecnologia, permitindo assim fazer comparativos e avaliações sobre aquilo que você diz ser bom. A era da transformação digital trouxe mudanças muito profundas na sociedade atual e, naturalmente, impactou o consumo.


Além de exigir personalidade, proximidade de valores e alinhamento ao pensamento, o consumidor 4.0 tem a demanda por uma comunicação e relação mais "digitizada".


No cenário atual de consumo, as redes sociais têm um papel de grande impacto, que mudou o comportamento da sociedade em termos de decisão de compra e consumo. Mais que ter um perfil nas redes sociais para anunciar seus produtos e serviços, é necessário que a empresa se posicione diante de opiniões, ideologias, comportamentos entre tantos outros pontos, mostrando assim seu propósito, que terá ou não aceitação pelo público. Além disso, de suma importância entender as necessidades, posicionamentos e ponderações dos clientes, em prol de desenvolver seus produtos e serviços.


O atendimento, por exemplo, é um dos fatores mais considerados pelo consumidor 4.0. Ele exige canais digitais em que possa se comunicar, de modo que faça isso dentro de seus hábitos diários. Se ele usa a internet para tudo, também quer ser atendido por ali. Não só atendido, ele quer a solução de sua demanda naquele canal que se comunica.


Nesse cenário digital o poder do cliente é a informação, disso ele não abre mão. Um sentimento que o consumidor 4.0 busca ter é tranquilidade quando está na fase de decisão de compra, ou seja, ele quer garantir que tem domínio da informação e segurança de que está fazendo a decisão mais assertiva.


Hoje, antes de buscar um serviço ou um produto, é possível fazer amplas pesquisas sobre determinada marca na web. Os feedbacks são extensos e fornecidos pelo próprio público, esse é um comportamento comum desse tipo de consumidor.


A importância da experiência: o nível de exigência do consumidor 4.0 chegou a níveis tão altos que o produto ou o serviço não é mais o foco exclusivo na relação comercial.


Hoje, a experiência completa de consumo tem grande valor, sendo capaz de reter ou afastar de vez um cliente. Não basta simplesmente ofertar o seu produto. O consumidor precisa ser envolvido em um processo muito mais completo, sentir um propósito de fazer parte daquela marca.


Crie advogados para sua marca, eles ajudarão muito mais do que propagandas milionárias.

Em resumo a tudo que falamos aqui, sua empresa precisa está atenta aos seguintes pontos:

1. O consumidor 4.0 é mais do que multicanais;

2. Ele é dinâmico e você precisa acompanhar suas necessidades e momentos de vida;

3. Ele busca influência de valor que permita estar alinhado com seu propósito;

4. Busca experiência verdadeiramente boa, que faça sentido para sua vida;

5. Consumismo mais sustentável e ético, de forma que tem perpetuidade;

6 .Busca interação e participação em comunidades que tenha afinidade;

7. Valoriza toda inteligência artificial que permita ter uma boa experiência e consumo;

Em geral, vemos que os consumidores estão mais abertos a inovações e, mais do que isso, buscam novas experiências divertidas, criativas e cheias de conteúdo para se conectarem com suas marcas. Precisamos então posicionar nossas empresas nesse sentido. Artigo escrito por: Fernando Farias

LINKS
SOBRE

ox@agenciaox.com.br

Tel: (61) 98199-2221 / 98402-6135

SCES, Trecho 2, Lt 32 - Shopping Pier 21 (Eixo Coworking)

REDES SOCIAIS
  • LinkedIn ícone social
  • Facebook ícone social
  • Instagram

© 2020 por Agência OX - Todos os direitos reservados