• AGÊNCIA OX

Como desenvolver uma BIO atrativa e estruturada para o Instagram



Não é necessário ser um mídia para compreender que uma BIO estruturada pode fazer uma grande diferença para qualquer página do Instagram, afinal de contas, ela é um resumo prático e fácil para saber um pouco mais sobre determinada marca.


A BIO do seu Instagram é a forma de “entrar em contato” com um possível cliente, além de selecionar o seu público-alvo, auxiliando na melhoria dos seus resultados e, possivelmente, aumentando o seu alcance.


Como desenvolver uma BIO estruturada para o seu perfil do Instagram

De acordo com o portal Rock Content, existem algumas forma de desenvolver de forma estruturada a sua BIO:


Seja claro sobre a sua proposta

Inicialmente é importante definir de forma clara e objetiva qual é o seu papel na rede social. Vamos pensar em uma loja de aluguel de roupas de festa chamada “O vestido perfeito”.


Se você não apontar na biografia o propósito do negócio e como ele funciona, quem vem de fora pode achar que aquele perfil se trata de uma loja que vende vestidos, por exemplo, ou até mesmo uma página em formato de “microblog” para inspirar leitoras sobre tendências.


Como já adiantamos, pergunte para si mesmo quais são as principais informações que poderiam gerar dúvida no leitor.


Invista em recursos além do texto

Os emojis são os aliados perfeitos na hora de construir uma biografia legal. Além de criativos e chamativos, eles criam um ar dinâmico ao conteúdo, já que um conteúdo somente com texto pode soar “apagado” e se misturar em meio a todas as outras informações do perfil.


Além dos emojis, também é interessante investir em hashtags. Tome cuidado apenas com o excesso: recomendamos no máximo duas em tamanho pequeno.


É importante também que as hashtags já sejam usadas pelo perfil nos posts do feed, já que o Instagram gera links clicáveis na própria bio. Dessa forma, o leitor pode navegar por categorias mais segmentadas de conteúdo!


Ainda pensando no exemplo da loja acima, seria a hora de dividir as hashtags entre vestidos casuais e vestidos de gala. Também vale criar uma tag para que os clientes postem fotos com os produtos e compartilhem em suas redes sociais.


Use as linhas de quebra

Quando digitamos a tecla “enter” (e seus derivados) no Instagram via celular, ele não reconhece o espaçamento entre linhas. Por isso, o texto pode ficar confuso e com a sensação de ser algo muito maior.


Uma tática é usar as linhas de quebra fazendo a biografia pelo computador. Existem também formas de deixar o espaçamento maior, o que deixa o perfil ainda mais bonito visualmente. Neste caso, uma simples busca no Google já te entrega o espaço, que é copiado e colado no Instagram.


Direcione o leitor para algum lugar

Qual será o call to action? Entrar no site? Fazer uma ligação? Seja claro a respeito de onde ele “deve ir” e disponibilize todos os links/dados necessários para que o caminho seja seguido.


Também vale adicionar outras informações “burocráticas” como horário e dias de funcionamento, possibilidade de frete grátis, cupons promocionais ou itens que chamem a atenção daquele possível cliente.


Conte uma história de forma criativa

Não adianta ter aquele estereótipo de “perfil perfeito” caso você não tenha história nenhuma para contar. O público vem se tornando cada vez mais exigente e, em meio à mudanças que vieram junto com a transformação digital, o comportamento de compra também mudou.


Marcas que não conversam de forma genuína têm menos chances de conquistar aquele cliente que vai se encantar e se transformar em um promotor do seu negócio.


Por isso, exponha seus propósitos, valores, essência e personalidade, sempre de forma criativa e diferente do que a concorrência vem fazendo. Estudos de benchmarking podem ser importantes não apenas para descartar ideias, mas também para se inspirar.


Acima de todos os recursos textuais e estratégicos que podem ser usados na rede social, foque na entrega verdadeira de valor para o seu cliente. Isso vai fazer toda a diferença!

FONTE: https://rockcontent.com/br/blog/biografia-para-instagram/