• AGÊNCIA OX

Briefing, o que é e por que é necessário?


Uma pequena palavra, mas com uma importância gigantesca para o desenvolvimento e otimização do marketing digital de uma marca específica.


Possuindo como tradução literal resumo, o Briefing é a porta de entrada para a compreensão do conceito da marca, possibilitando, assim, uma forma mais fácil de produzir o conteúdo para empresa e definir quem é o público que tem que ser alcançado.


O que é o Briefing?


O briefing nada mais é do que o documento que contém todas as informações sobre a empresa, reunindo as ideias que o cliente tem sobre a própria marca, auxiliando na produção de conteúdos para sites, redes sociais e marketing digital.


Esse compilado de informações e ideias é o ponto de partida para a realização de trabalhos relacionados à publicidade e ao marketing, uma vez que ele direciona o caminho a ser trabalhado.


O briefing torna a produção de conteúdo mais ágil, visto que ele reúne todos os pontos principais a serem trabalhados, gastando, assim, menos tempo de execução, garantido uma credibilidade maior.


Dessa forma, compreende-se que essa junção de ideias que são dadas possibilita um resultado mais alinhado com as expectativas do cliente, sem possuir necessidade de alterações futuras.


Qual é a necessidade do Briefing?



Como já se sabe, o Briefing é extremamente útil no âmbito da publicidade, porque serve para guiar o direcionamento até o público alvo, mas além disso ele também é necessário por outros motivos.


De acordo com o portal Rock Content, existem várias razões para se usar um briefing:


Organização


Como já destacamos, o briefing tem como objetivo agrupar as informações mais relevantes sobre a empresa cliente. Dessa forma, ao escrever um texto ou produzir uma peça publicitária, você terá todos esses dados à mão, em especial porque o conteúdo é separado em blocos.


Para que o briefing se torne um grande aliado em sua estratégia, apresente as informações de modo bem claro. Caso contrário, quem tiver acesso aos documentos entrará em um labirinto e será quase impossível entender quais são os pontos que merecem mais atenção.


Inspiração


Quando a sua equipe não conhece a história do cliente e o que ele pretende com a sua empresa, geralmente, a produção fica estagnada.


Produzir somente para apresentar um trabalho é um erro que você jamais pode cometer. Por isso, não tente desenvolver um conteúdo buscando a aprovação do cliente “na sorte”. Com a ajuda de um briefing, uma ação desse tipo não fará parte da sua rotina.


As informações transmitidas pelo cliente são as melhores fontes para que você busque inspiração a fim de executar o seu trabalho e criar os melhores conteúdos.


Trabalhos épicos


Quando um time de marketing conhece a história de uma empresa por meio de um briefing, ele consegue atender as expectativas do cliente com mais precisão.


Isso aumenta a produtividade da equipe e também a satisfação do consumidor. Por isso, mesmo que a rotina em sua empresa seja agitada, busque reservar um tempo para executar esse trabalho. Afinal, o custo-benefício vale a pena.


Planejamento


Um briefing não ajuda somente a entender o trabalho de um cliente, mas também oferece condições para sua agência seguir um planejamento.


Com um processo bem definido, a chance de o projeto sair do foco ou ter ruídos de comunicação que prejudiquem o trabalho diminui. Isso é muito importante, pois ajuda a mostrar para o cliente que a sua empresa é organizada e entende o que está fazendo.


Entretanto, para conquistar esses benefícios, você não pode desenvolver um briefing de qualquer maneira. É necessário ter atenção a alguns detalhes que são determinantes para o sucesso do documento. Portanto, continue a nossa leitura para descobrir quais são eles


FONTE:https://rockcontent.com/br/blog/briefing/