• AGÊNCIA OX

A forma como o TikTok atrai a Geração Z



O sucesso do TikTok está relacionado com a facilidade que proporciona aos usuários na produção de conteúdos em vídeo. Na plataforma, qualquer pessoa pode compartilhar com milhares de indivíduos uma opinião, uma história ou mesmo uma simples receita de macarrão.

Um dos pontos que mais atraíram a Geração Z é que o TikTok permite criar comunidades. Além disso, você pode criar o seu vídeo, sem precisar de muita produção, e receber centenas de visualizações, mesmo que não tenha seguidores.

E tem mais: a plataforma aprende rapidamente o que você gosta de consumir. Com apenas algumas sessões no TikTok, já é possível receber conteúdo altamente direcionado. Assim, você navega por um feed de vídeos curtos e aleatórios e pode acabar encontrando conteúdo que você nem sabia que precisava — e que parece que foi feito para você.

Onde pesquisar: Google ou TikTok

Percebemos que, devido ao sucesso do TikTok, outras redes sociais, como Instagram e YouTube, estão mudando suas plataformas para priorizar vídeos curtos. Mas a mudança que o TikTok traz na forma como consumimos conteúdo pode ser ainda maior.

Além de atrair novos usuários por meio do seu formato, o TikTok está ganhando uma funcionalidade que era usada pelo buscador do Google: encontrar a resposta a uma pergunta. E essa mudança no comportamento dos usuários pode aborrecer o gigante da internet.

O TikTok não é apenas voltado para o entretenimento: é também de uma plataforma de informação. Prova disso é que a Geração Z recorre ao aplicativo para pesquisas, como encontrar direções, ver locais ou mesmo sondar um profissional de saúde para a próxima consulta.

Porém, a realidade é que o motor de busca do TikTok não parece oferecer a melhor experiência. Pode ser difícil até mesmo encontrar um vídeo que já passou pela aba “Para Você” se você esqueceu de salvá-lo. Na plataforma, os vídeos mais assistidos têm lugar de destaque.

Já o Google recebe bilhões de buscas por dia e oferece uma boa experiência de pesquisa. Inclusive, se você trabalha com SEO, provavelmente está por dentro de algumas atualizações:

  • a correspondência aprimorada;

  • a compreensão da intenção de busca;

  • a próxima implementação do processamento de linguagem natural com redes neurais.

Com tudo isso, o Google Search está fazendo grandes melhorias na forma como entrega conteúdo ao usuário. Com o medo da hegemonia do TikTok e do Instagram, a empresa está procurando por formas ainda mais inovadoras de entregar o que as pessoas buscam, e isso está cada vez mais relacionado com vídeos e imagens.

Alguns dos novos recursos são o multisearch, exploração de cena (scene exploration) e, claro, os vídeos curtos!